A Chapecoense joga com o Londrina já classificada. A dúvida existia e finalmente a CBF se pronunciou, conforme pode ser visto na matéria do ESTADÃO, abaixo:
RIO - A preocupação excessiva da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em organizar uma competição enxuta para evitar despesas acabou gerando um regulamento esdrúxulo para o Campeonato Brasileiro da Série D. Mesmo antes de iniciar a terceira fase, no próximo final de semana, dois clubes já estão classificados para a quarta fase e outros dois podem garantir suas vagas com resultados combinados.
Como têm 17 pontos cada, Macaé e Chapecoense, os melhores times até agora, não dependem dos seus jogos contra Tupi e Londrina, respectivamente. Além disso, São Raimundo e Cristal, que defendem as quarta e quinta melhores campanhas, vão se enfrentar. Caso combinem resultados iguais, como uma vitória para cada um pelo mesmo placar, a vaga será definida nos pênaltis, o perdedor chegará aos 17 pontos e também estará classificado pelo índice técnico.
O regulamento ainda gera outras situações absurdas. Os adversários dos dois times já classificados antecipadamente, no caso Tupi e Londrina, podem até ?comprar? suas vagas, uma vez que seus adversários não precisam se desgastar. A popular ?mala preta?, bonificação para o adversário perder, não é rara no futebol.
Outra situação esquisita é vivida pelo próprio Tupi, terceiro melhor time, com 15 pontos. Mesmo perdendo seus dois jogos, ele ainda poderá se classificar por índice técnico.
A confirmação dessas situações absurdas partiu do próprio diretor de competições da CBF, o baiano Virgílio Elísio. Para dirimir dúvidas em relação ao confuso texto do regulamento, ele confirmou que o índice técnico levará em conta as três fases. Mas o texto deixava aberta uma interpretação diferente, que dava a entender que o índice técnico seria válido apenas para a terceira fase. ?Realmente os melhores por índice técnico serão apontados pela somatória de toda a competição e não apenas na terceira fase?, garantiu o dirigente.
A competição começou com 45 clubes e reuniu 20 na segunda fase. Agora são apenas 10 times, divididos em cinco grupos de dois. Eles se enfrentam pelo sistema de eliminatória dupla, com jogos de ida e volta. Os cinco vencedores passam à quarta fase, junto com os três melhores times por índice técnico.
Confira os jogos da 3.ª fase da Série D:
Jogos de ida
Sábado (29/08)
16 horas
Tupi-MG x Macaé-RJ
Uberaba-MG x Araguaia-MT
Domingo (30/08)
15 horas
Chapecoense-SC x Londrina-PR
16 horas
Sergipe-SE x Alecrim-RN
17 horas
São Raimundo-PA x Cristal-AP
Jogos de volta
Domingo (13/09)
15 horas
Macaé-RJ x Tupi-MG
16 horas
Londrina-PR x Chapecoense-SC
17 horas
Alecrim-RN x Sergipe-SE
Araguaia-MT x Uberaba-MG
19h30
Cristal-AP x São Raimundo-PA
Nenhum comentário:
Postar um comentário